O secretário-executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, avaliou que a iniciativa do governo de Mato Grosso de autorizar a implantação da 1° Ferrovia Estadual Olacyr de Moraes, ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde representa atos de “ousadia, coragem e entusiasmo” e que o empreendimento vai permitir a integração da malha ferroviária estadual à nacional, ampliando a capilaridade do sistema ferroviário e melhorando a logística de Mato Grosso.
“Quero parabenizar o governador Mauro Mendes pela iniciativa. Mais do que isso, pela ousadia de fazer a infraestrutura continuar crescendo. O ministério da Infraestrutura tem arduamente trabalhado para expandir a infraestrutura do país com novas vias, hidrovias, aeroportos e portos. Quanto mais infraestrutura, melhor. Se tiver a iniciativa do Estado, melhor ainda. Nós precisamos carregar esse país de forma efetiva e ampliar cada vez mais nossa infraestrutura”, disse Marcelo Sampaio.
A licença ambiental da obra deve sair em 6 meses. Em seguida, no primeiro semestre do ano que vem, começam obras dos 730 quilômetros de trilhos, os terminais de cargas e cerca de 60 pontes com investimentos de R$ 11 bilhões, feitos pela companhia RUMO, que detém a concessão de Rondonópolis a São Paulo, porto de Santos.
“Estamos muito entusiasmados com essa iniciativa de termos a primeira autorização ferroviária do Estado e quero parabenizar a ousadia, coragem e entusiasmo do governo estadual em prover infraestrutura para esse estado gigante que é Mato Grosso. É um dia histórico para o Brasil, um dia histórico para Mato Grosso. Ferrovia é coisa do presente e do futuro, pois traz prosperidade e desenvolvimento, diminuindo o custo Brasil”, acrescentou.
“Mato Grosso tem uma grande eficiência da porteira para dentro das fazendas, mas precisamos que também tenham essa eficiência das nossas porteiras para fora. E é isso que essa extensão feita pelo Governo do Estado, através da Rumo, vai trazer para a região Médio Norte do Estado, levando essa ferrovia até Lucas do Rio Verde. Sabemos ainda que o ramal que chegará em Cuiabá é um ramal histórico, vai trazer geração de emprego e desenvolvimento para essa capital”, concluiu o o secretário-executivo.
No cronograma da RUMO, o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento no ano de 2025, no trecho Cuiabá a Nova Mutum em 2027 e a Lucas do Rio Verde os trilhos devem ‘chegar’ em 2028.