A audiência entre o governador Pedro Taques (PSDB) e o diretor da secretaria Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, está ocorrendo através de videoconferência, no Palácio Paiaguás com os prefeitos de Cáceres, Tangará da Serra e a secretária municipal de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, que está representando a prefeita Rosana Martinelli. Eles estão debatendo sobre a concessão dos aeroportos de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e Barra do Garças para a iniciativa privada, os critérios que devem ser estabelecidos, os investimentos em cada unidade e prazos. O planejamento inicial é fazer as concessões no segundo semestre.
Também devem tratar de convênios federais para as unidades aeroportuárias de Cáceres e Tangará da Serra. Ainda neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará quatro audiências públicas presenciais para a quinta rodada de concessões de aeroportos nacionais, referente aos blocos de aeroportos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As novas concessões à iniciativa privada terão prazo de 30 anos.
O leilão em bloco dos aeroportos de Mato Grosso foi proposto pelo governador Pedro Taques e aceito pelo Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil, ano passado. A estratégia de repassar à iniciativa privada a administração dos aeroportos, por período determinado, busca melhorar a infraestrutura.
Também participam o deputado federal Nilson Leitão e deputados estaduais. Conforme Só Notícias já informou, a reunião era para ter ocorrido de forma presencial com a participação do secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, mas segundo a assessoria, teve que cancelar devido a uma agenda pessoal, em São Paulo.
(Atualizada às 16:22h)