O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, teve audiência no ministério da Saúde viabilizou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Fábio expôs que a prefeitura já adquiriu três ambulâncias para atender ao serviço, com um investimento superior a R$ 1 milhão e está sendo prospectada uma base para a unidade.
“Junto ao Estado, também conseguimos a disponibilização do 192 para centralizar os chamados telefônicos”, informou, contextualizando que o “sim” dado pelo Ministério da Saúde também quer dizer que o Governo Federal irá subsidiar parte do serviço. A data de implantação ainda será anunciada.
O secretário na secretária executiva de Atenção Primária e solicitou o credenciamento de unidades de saúde que estão sendo mantidas somente com recursos municipais como é o caso da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santa Clara que iniciou em outubro atendimentos, sem custeio do governo federal. Outra unidade de saúde, a do Bairro União, também está sendo mantida 100% com recursos municipais.
Luis Fábio também solicitou do ministério o credenciamento de outras cinco unidades que estão sendo planejadas. Uma está sendo construída no Morada do Bosque e outra no Jardim Aurora. A licitação das demais deve ser definida nos próximas semanas e nas cinco devem ser aplicados cerca de R$ 10 milhões.