PUBLICIDADE

Sorriso: secretário alerta para falta de kit intubação para pacientes com Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba/Lucas Torres de Sorriso (foto: Só Notícias)

O secretário municipal de Saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro alertou para o baixo nível dos kits intubação formado por hipnóticos para que o paciente durma, analgésicos para dores e bloqueadores neuromusculares para paralisar a musculatura, para atender os que estão entubados e sendo tratados contra à Covid-19. Ainda não há falta de medicação, mas a secretaria já está se articulando para que não acabe.

“São os medicamentos usados em leitos de Unidade Terapia Intensiva, o famoso kit intubação. Temos esses leitos na UPA, temos um estoque, porém, não está conseguindo ser reposto. Não encontramos fornecedores, principalmente que entregue no prazo combinado e que o valor seja justo. Hoje, quase que triplicou esse medicamento. Para o poder público ainda tem mais um agravante. Quem tem, só vende para quem paga antecipado ou praticamente à vista. Sorriso não tem falta de recurso financeiro, mas não há legalidade pagar antecipado para ter o produto”, expôs Marchioro.

O secretário emendou ainda que “com essa preocupação, levamos ao prefeito Arin Lafin que mandou buscar junto ao governo do Estado apoio na demanda. Levei pessoalmente a demanda a secretária adjunta e disponibilizou pouca coisa, mas já nos ajudou. Temos a medicação, mas estamos buscando apoio para repor o estoque. Dependemos muito da quantidade de pessoas que precisarão ser entubadas (para saber quanto tempo dura os medicamentos). Hoje, temos poucos entubados, então dá uma certa flexibilização. Porém, há preocupação de aumentar a necessidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE