PUBLICIDADE

Secretário afirma que projeto de lei flexibiliza hora-atividade e valoriza professores em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O secretário de Educação em Mato Grosso, Alan Porto, afirmou que com o envio de Projeto de Lei Complementar do Estado para a Assembleia Legislativa flexibilizando a forma como os professores da rede estadual cumpririam a hora-atividade, a pasta avança em mais uma etapa da sua política de valorização profissional. “Sendo a lei aprovada, 60% da hora-atividade poderá ser exercida pelo professor em qualquer ambiente fora da escola. Essa medida, que garante aos professores um tempo dedicado ao planejamento, formação e avaliação, traz impactos significativos tanto para os educadores quanto para os alunos”, completa.

A hora-atividade de 1/3 da jornada de trabalho na qual o professor está atribuído é um direito da educação básica. Por ora, em Mato Grosso, esse tempo é destinado a atividades extraclasse, como planejamento de aulas, correção de provas, reuniões pedagógicas, entre outros, limitado ao âmbito escolar na modalidade presencial.

Outra vantagem pontuada pelo secretário é que, com um espaço reservado para o planejamento, os professores conseguem desenvolver atividades mais inovadoras e adaptadas às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz.

Além disso, a hora atividade favorece a formação continuada dos educadores. “Ao dedicar tempo para atualização e troca de experiências com colegas, os professores ampliam suas competências e conhecimentos, o que resulta em práticas pedagógicas mais eficazes e colaborativas”, afirmou o secretário.

“Outro impacto positivo é a redução do estresse e da sobrecarga de trabalho. Com a hora atividade, os professores têm a oportunidade de organizar suas tarefas, o que contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. Menos sobrecarregados, os professores tendem a ser mais criativos e dedicados, refletindo na qualidade do ensino”, acrescentou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretário de MT defende maior protagonismo dos Estados para atrair investimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César...

Alta Floresta investirá mais de R$ 1 milhão na aquisição de maquinários

O poder executivo em Alta Floresta iniciou os trâmites...

Concurso do Ibama será aplicado neste domingo em Cuiabá e demais capitais

As provas objetivas e a provas discursiva do concurso...
PUBLICIDADE