quarta-feira, 23/outubro/2024
PUBLICIDADE

Secretária faz balanço e aponta avanços em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Aparecida Sicuto, fez uma prestação de contas sobre as ações da pasta desde que assumiu em fevereiro. Ressaltou que uma das prioridades é proporcionar melhor atendimento ao produtor rural do município.  “Contamos com 4 engenheiros agrônomos que atuam com a assistência técnica junto aos produtores rurais  em diversas atividades, uma delas é o programa Balde Cheio, desenvolvido desde 2013, que surgiu por meio de parceira da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e do Serviço Brasileiro de Apoio as  Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MT), trabalhamos nesta ação para que mais produtores participem do Balde Cheio",  frisou. 

Outra ação importante da pasta é o fortalecimento da apicultura no município, com a Consultoria de Apicultura, que abrange os municípios da região em parceria com a secretaria e com o Sebrae. “A qualificação do produtor de mel e o conhecimento do manejo adequado para as colmeias são fundamentais para o crescimento da apicultura, e uma das ações da administração municipal é fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel”, destaca.

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) permite a análise de solo no Laboratório de Solos e Análises Foliar da Unemat, por meio da ação de extensão rural – que viabiliza a realização de análises de solo de agricultores da região. 

Já na área da piscicultura, a secretária  frisou que a pasta conta com um técnico que atua com a produção de alevinos, somente no ano de 2015, foram distribuídos aproximadamente 80 mil alevinos de forma gratuita para produtores rurais. “Neste momento estamos com duas ações para fortalecer e melhorar o que já existe: uma é a elaboração de um projeto para buscar recursos junto ao Governo Estadual para ampliação e reforma do local, e a limpeza dos tanques de piscicultura para iniciar a produção de 2016”, ressalta a secretária. 

Aparecida  frisou também que outra ação é o serviço de trator, cujo trabalho é realizado em propriedades e chácaras próximas ao perímetro urbano, o objetivo é auxiliar os trabalhos no campo, dentre os atendidos estão produtores de maracujá, milho, mandioca, melancia, hortaliças, dentre outros, onde são promovidos os trabalhos de gradeamento e limpeza da área, o serviço é disponibilizado para propriedade de até 3 alqueires, preferencialmente próximos a cidade, dentre os setores atendidos estão a comunidade Centralzinha, Guadalupe, Santíssima Trindade, Jardim Panorama, bairro Boa Nova e Cidade Alta. 

A gestora destacou que há outras atividades como o apoio para retirada de curva de nível, trabalho da pasta, que serve para identificar e unir todos os pontos de igual altitude de certo lugar, além da distribuição de nitrogênio para produtores (desde que estes tenham seus botijões) é só comparecer na secretaria e retirar a requisição. Além de um convênio com a Sefaz para emissão de guias de ITR, GTA, Licenças, baixas, seguros dentre outros.  

Outro ponto importante foi à reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em 2015, para auxiliar os produtores rurais em suas cobranças e melhorias para o homem do campo.  As informações são da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador vistoria amanhã obras da 1ª ferrovia estadual de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes vistoria, nesta quinta-feira, as obras...

Assinado investimento de R$ 2,6 milhões para pesquisas científicas em MT

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Lançada nova licitação para construir a prefeitura de Sinop; R$ 84 milhões

O poder executivo fará concorrência eletrônica, dia 27, destinada...
PUBLICIDADE