O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e o prefeito de Terra Nova Norte (156 quilômetros de Sinop), Pascoal Alberton, assinaram termo de compromisso para construção do alojamento da escola estadual Agrícola, além da reforma da quadra poliesportiva e manutenção do atual prédio, localizada na comunidade 10ª Agrovila.nOs investimentos do governo do Estado serão na ordem de R$ 4 milhões. O convênio com a prefeitura será assinado após a aprovação dos projetos arquitetônico e complementares.
Hoje, o prefeito e o diretor da unidade, Jeancarlo Martins, protocolaram o projeto arquitetônico. Após a avaliação e aprovação pela equipe técnica da secretaria, o município vai desenvolver os projetos complementares. “Recebendo estes projetos, o governo assina o convênio com o município, repassa os recursos e a prefeitura vai licitar e executar a obra”, explicou o secretário Alan Porto.
A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada ainda este ano, pois o objetivo é que a ampliação da escola, reforma da quadra e manutenção do prédio estejam concluídos até o final do próximo ano. “É uma obra sonhada há 10 anos. E o governo do Estado vai investir neste sonho porque a Escola Agrícola de Terra Nova desenvolve um trabalho muito importante, formando cidadãos preparados para o mercado de trabalho. Pelo projeto de vida, empreendedorismo, projeto político pedagógico, a qualidade da educação nessa unidade é referência no país”, acrescentou Alan Porto.
O secretário revelou que o objetivo é fortalecer esse modelo de educação, que tem mostrado ótimos resultados no Estado. “Estamos em busca do melhor, de construir educação de qualidade. E nossas duas escolas agrícolas já provaram que formam cidadãos diferenciados e se transformaram em inspiração. Nosso projeto é ampliar para 15 unidades em Mato Grosso”.
O prefeito Pascoal Alberton agradeceu o governo afirmando que o governador Mauro Mendes tem tratado o Estado “com o respeito que ele merece”. “Para o município de Terra Nova esse convênio que vamos firmar é muito importante, para seguirmos trabalhando na formação de nossos estudantes como profissionais, mas também como cidadãos. Nossos alunos saem da escola com uma nova visão de família, de vida”.
O diretor da escola reforçou que os investimentos do Governo vão garantir a realização de um sonho de 10 anos de estudantes, profissionais e também das famílias. “Por vários momentos buscamos isso com outros governos e felizmente hoje, com todo o apoio que a educação tem recebido, estamos realizando. Me emociono ao falar, porque estamos buscando o melhor para os nossos protagonistas, que são nossos estudantes”.
Hoje a escola atende 260 estudantes de 15 municípios, mas com o novo alojamento a expectativa é que este número cresça. “A estimativa é aumentar a demanda com o alojamento que vai dar mais qualidade para os estudantes no dia a dia e no desenvolvimento do ensino”.