A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Diretoria de Ensino Penitenciário, realizou o Workshop “Aposentadoria com Qualidade de vida” na sede da Escola Penitenciária. Ofertado aos servidores que estão prestas a se aposentar, a capacitação visa preparar para o momento do pós-carreira, buscando uma aposentadoria com qualidade de vida.
Conforme explicou a psicóloga Gisele Machado de Oliveira, orientadora do curso, é preciso preparar-se para esse momento. “Refletir sobre as mudanças sociais e familiares, cuidar da saúde e das finanças, reestruturar-se para novos projetos e laços afetivos. É importante fazer planos futuros e saber torná-los concretos”.
Durante os encontros, 35 servidores receberam orientações e participaram de oficinas, com diversos temas que levam a refletir sobre essa nova fase da vida. Entre os assuntos abordados estão: Educação Financeira e Regras da Aposentadoria, com a presença da servidora Mara Magri, da Gerencia de Aplicação Desenvolvimento Saúde e Segurança (Geass/Sejudh) e equipe do Mato Grosso Previdência.
Segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 57% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria. Se forem considerados apenas os entrevistados que têm 50 anos ou mais, esse porcentual atinge 59%. Entre os que não planejam uma reserva financeira para o futuro, 17% afirmam que irão depender apenas da renda do INSS; 15% gostariam de se preparar, mas não sabem como; 14% não pensam no assunto; e 10% dizem não ter dinheiro suficiente para realizar contribuições ao INSS ou poupar.
Na pasta da Sejudh, o número de servidores que estão prestes a se aposentar, considerando a data de ingresso e idade, chega a 90 colaboradores, podendo variar para mais ou para menos. Esse número chama a atenção para o futuro dessa geração e a importância de se ter mais informação, aliada a uma educação financeira, intenção principal do workshop ministrado pela Escola.
O encerramento do curso ocorreu no dia 15 de dezembro no Auditório da Sede das Promotorias, das 14h às 18h, aberto a todos os servidores do Sistema Penitenciário e público em geral.