A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, participou, ontem, da reunião da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa. Durante a reunião, a secretária e a comissão firmaram um pacto de cooperação para impulsionar o turismo nos quatros polos – Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia.
A comissão que é presidida pelo deputado estadual, Ondanir Bortolini, "Nininho" (PR), vai ajudar a Sedtur na captação de recursos para investimento na infraestrutura turística como também na divulgação das potencialidades do Estado. "O Legislativo tem um papel importante na consolidação do turismo. O debate contribui para a elaboração de políticas públicas eficientes para o setor que mais gera emprego no mundo", destacou Teté Bezerra.
O presidente da Comissão disse que outro ponto que precisar ser enfrentado é a capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014, tendo em vista que Mato Grosso vai receber um número significativo de turistas durante o mundial. "Precisamos nos preparar para bem receber os turistas durante a Copa e após o evento".
A secretária de Turismo aproveitou a reunião para divulgar suas ações à frente da pasta e os investimentos que serão realizados para melhorar a infraestrutura do turismo. "Estamos acessando um empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 250 milhões para investir em vários municípios e na revitalizar alguns dos nossos principais atrativos turísticos, como é o caso do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a Salgadeira".
Para o deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (DEM), vice-presidente da Comissão, as mudanças já iniciaram com a divulgação dos pontos turísticos, principalmente, por meio de material informativo como folders em português e inglês que a Sedtur vem distribuindo nos eventos. "Estamos acompanhando esse trabalho de divulgação de Mato Grosso dentro e fora do país. Acho que a secretária Teté Bezerra está no caminho certo. A Assembleia, por meio da Comissão de Turismo, vai ajudar e apoiar o desenvolvimento turístico e trabalho da secretária ".
Participaram também da reunião o presidente da Associação da Indústria de Hotéis (ABIH-MT), Luiz Verdun e o secretário adjunto da Sedtur, Jairo Pradella.