O relatório das contas anuais do governo de 2012 divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou na área da saúde, a necessidade de regularizar o repasse aos municípios. Conforme o relator das contas, conselheiro Domingos Neto, o governo precisa resolver a gravidade do problema referente aos repasses, como atraso e inadimplência, sendo que em 2012, foram transferidos apenas 32% do previsto aos municípios.
Conforme o conselheiro Luiz Henrique Lima, 83 municípios dos 141 do Estado receberam menos dos 50% previstos para o período. "O governo precisa solucionar o caos na saúde que se estende desde 2011", ressaltou.
O secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues, explica que já houve recuperação de 50% dos valores devidos em 2012. "Em 2013 já quitamos R$ 26 milhões de restos a pagar oriundos de 2012. O Estado está preocupado e deve acelerar o passo para acompanhar o ritmo de crescimento", disse.
Segundo Mauri, a Secretaria de Saúde tentará cumprir os 120 dias para responder ao TCE com um plano de providências. "Vamos fazer uma comissão para acompanhar os problemas dos indicadores sociais como a questão da tuberculose e hanseníase", explicou.