A Secretaria Municipal de Obras continua trabalhando no traçado da rodovia MT-010, no extremo noroeste do município, região da comunidade Pontal do Marape para proporcionar acesso aos municípios de São José do Rio Claro e Tapurah. A obra, aproximadamente 100 km, é fruto de parceria entre os três municípios, através da Associação dos Beneficiários da MT-010 e governo estadual. O objetivo final é o asfaltamento e o desenvolvimento econômico e social da região.
De acordo com o secretário de Obras, Lucio Silva, o trecho correspondente à Nova Mutum tem aproximadamente 25 km. No local, uma frente de trabalho está fazendo o levantamento do traçado e construindo pontes e bueiros. Os investimentos são com recursos próprios e de produtores da região. Hoje, quando moradores da região de Tapurah e Ipiranga do Norte vão a Cuiabá, precisam passar por Lucas do Rio Verde. Com a MT-010 asfaltada, a distância vai diminuir aproximadamente 100km.
A associação, presidida pelo produtor Alfeu Boscoli Neto, foi constituída em julho de 2009 e, deste então, vem trabalhando para impulsionar a obra. A reabertura de um traçado pré-existente já foi concluído, sendo que os próximos passos serão o levantamento e cascalhamento. Assim que as pontes forem feitas será possível a efetiva ligação entre os três municípios. São duas de madeira, uma de aproximadamente 60 metros, sobre o rio Marape, e a outra, de 140 metros, no rio Arinos.
Hoje, a MT-010 é asfaltada do entroncamento da BR-364, na região de Novo Diamantino, até a cidade de São José Claro, ponto onde as obras de asfaltamento serão retomadas. Inicialmente almeja-se o asfaltamento entre São José e Tapurah. A expectativa é de que em três anos a obra esteja concluída. A futura rodovia passa dentro da comunidade Pontal do Marape (170km da sede), onde residem 358 famílias. O traçado vai beneficiar também um grande empreendimento no segmento de biodiesel que está sendo construído na região.