Por uma Comunicação Estratégica. Esta foi a defesa feita pelo secretário de Comunicação Social do TCE de Mato Grosso, Américo Corrêa, em apresentação durante o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC 2018), que acontece no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis (SC). A palestra foi ministrada de forma paralela ao evento e direcionada aos membros da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas do país.
De acordo com o secretário, as instituições precisam reconhecer que ainda há uma distância a se percorrer para aproximar os Tribunais de Contas da sociedade. Para ele, Mato Grosso está à frente neste sentido e conseguiu se estruturar para atender de forma mais ampla as necessidades da Corte de Contas e da busca dos cidadãos em dialogar. Como prova disso, foram apresentados dois cases de sucesso. O primeiro relacionado à Reestruturação da Área Técnica, que desvinculou as Secretarias de Controle Externo e as especializou em 9 unidades com foco em assuntos como: segurança pública, meio ambiente, previdência e saúde. Foram realizadas 137 ações de Comunicação num período de 90 dias.
O outro case de sucesso apresentado foi o que reuniu as ações do 1º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo dos Tribunais de Contas. Em 45 dias, foram realizadas 561 de ações comunicacionais antes, durante e após o evento.
Para o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira, “transparência” deve ser a prioridade das unidades responsáveis pela Comunicação Social dos Tribunais de Contas do Brasil. Em fala aos servidores da Rede de Comunicação, o presidente reconheceu a dificuldade de traduzir em linguagem simples e cotidiana termos técnicos utilizados pelas instituições, ao passo que defendeu a atuação estratégica e ampla destas unidades para os cidadãos.
“Os Tribunais de Contas só vão alcançar o reconhecimento da sociedade quando a Comunicação conseguir intermediar este diálogo”, pontuou. Confirmando este posicionamento, o anfitrião do ENTC 2018, conselheiro do TCE-SC, Luiz Eduardo Cherem, reforçou a importância do fluxo de informações entre Secretarias e Assessorias com os principais veículos de Comunicação. O foco deve ser o cidadão. “Precisamos nos fazer entender aos de fora. Vivemos uma revolução tecnológica e informacional. Portanto, é necessário às instituições que se utilizem deste setor importante para chegar à população”, afirmou.
Outro case apresentado na ocasião foi o do TCE de Santa Catarina, que vem se utilizando das redes sociais como WhatsApp, Twitter e YouTube para difundir decisões de julgamentos com uma linguagem mais acessível. De acordo com o assessor do TCE-SC, Rafael Martini, é importante que a Comunicação esteja presente “online” para gerenciar da imagem dos TCs. A Corte de Santa Catarina possui quatro aplicativos que, juntos, já contabilizam mais de 400 downloads.
Também foram apresentados os cases do TCE-AM, que, por meio do diretor de Comunicação, Elvis Chaves, está se articulando fortemente pelo WhatsApp para distribuir e difundir as informações com os veículos de imprensa; e do TCE-PR, que, segundo o seu diretor de Comunicação Social, Nilson Pohl, transformou-se neste ano (2018) ao se voltar aos resultados benéficos à população como: análise prévia de editais; fiscalização em obras de licitação; fiscalizações presenciais; e monitoramento remoto.
A informação é da assessoria do TCE Mato Grosso.