Em meio à intensa articulação para preencher a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado estadual Mauro Savi (PSB) saiu em defesa de um consenso em torno de um único nome para evitar racha no Legislativo. Até o momento, são publicamente candidatos a vaga de conselheiro os deputados José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC).
“Nós precisamos dialogar. A questão de candidatura sempre teve, mas, espero que não haja votação. Seria criada uma situação desconfortável. Espero que todos tenham bom senso e apenas um deputado seja candidato para preencher essa vaga no Legislativo”.
O parlamentar ainda revelou sua simpatia a respeito a ida do deputado José Domingos Fraga ao Tribunal de Contas. “Foi o primeiro a colocar o nome a disposição. Considero um nome qualificado, pois trabalha muito e já participou diversas vezes da Comissão de Orçamento, acompanhar o balanço financeiro do Estado”.
Savi ainda ressaltou que a vaga a ser preenchida pela Assembleia Legislativa no TCE não prejudique as votações da Assembleia Legislativa. “Estamos vivendo um momento de intenso debate a respeito das reformas e não podemos desacelerar e se restringir a um único só tema”.
Uma vaga de conselheiro do TCE é bastante desejada pela classe política pelos privilégios conferidos ao cargo. Pela Constituição Federal, um conselheiro tem as mesmas prerrogativas de um desembargador do Tribunal de Justiça, o que assegura foro por prerrogativa de função na esfera criminal no Superior Tribunal de Justiça (STJ), salário mensal superior a R$ 30 mil e vitaliciedade do cargo.