O deputado Mauro Savi (PR) passa a presidir, a partir de hoje, a Assembleia Legislativa. Ele leu, na sessão plenária, pela manhã, o ato 07/10, da Mesa Diretora que declara a perda de mandato do deputado José Geraldo Riva (PP), nos termos do artigo 55, inciso V, da Constituição Federal, por força da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) que cassou o seu diploma, por constatar que houve compra de votos, em Santo Antonio de Leverger, em 2006.
O próximo passo é a convocação do 1º suplente para assumir a vaga deixada por Riva. A assessoria não informou quem é o convocado e aponta que Savi já respondeu a todos os ofícios do Tribunal Regional Eleitoral, inclusive o que trata da devolução do gabinete da presidência e dos veículos utilizados pelo ex-deputado José Riva, enquanto estava no exercício do mandato.
Riva está esperando o TSE – Tribunal Superior Eleitoral- julgar recurso onde pede liminar para suspender efeitos da cassação do diploma e voltar a ser deputado. A ministra Cármen Lúcia, conforme Só Notícias já informou, é a relatora.