O senador José Sarney (PMDB) acaba de ser eleito presidente do Senado. Ele obteve 49 votos contra 32 do petista Tião Vianna. Sarney teve apoio do DEM, PTB e senadores de outras siglas. Tião contou com apoio do PSDB, PDT
Os mato-grossenses se dividiram. Jayme Campos e Gilberto Goellner (DEM) estiveram com Sarney. Serys apoiou Tião que, há instantes, discursou na tribuna, reconheceu a vitória de Sarney e agradeceu o apoio dos senadores.
O presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN) agradeceu o apoio de todos os senadores nos momentos difíceis na condução do Senado logo após os escândalos envolvendo Renan Calheiros, que deixou a presidência. Em seguida, Garibaldi deixou a cadeira de senador e Sarney fez o discurso de posse. “Assumo o Senado pela 3ª vez com o senso da maior responsabilidade”, disse. Ele agradeceu seu antecessor e reconheceu sua luta no resgate da credibilidade do Senado. “Garibaldi assumiu a presidência num momento extremamente difícil e conseguir restabelecer a convivência dentro da casa e ser merecedor da admiração e respeito de todos nós”, discursou. Ele afirmou que pretende reduzir em 3% os gastos do Senado.
(Atualizada às 12:47h)