O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou hoje que o senador José Sarney (AP) é a pessoa ideal para ocupar a vaga deixada por Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência da Casa. “Ele é o melhor nome, com respeito aos demais colegas, e pode ajudar a acalmar a bancada”, disse.
Até agora, o PMDB tem quatro candidatos: os senadores Garibaldi Alves Filh (RN), Neuto de Conto (SC), Valter Pereira (MS) e Leomar Quintanilha (TO). Oficialmente, Sarney não admite ser candidato.
“Ele é um nome forte, mas resta saber se quer entrar na disputa. A posição dele é de não querer disputar, mas às vezes a posição individual deve ser colocada em segundo plano para o bem coletivo”, disse Jucá. “Todos nós temos apelado ao presidente Sarney. Ele tem experiência, tem bagagem e às vezes isso precisa ser colocado para dar lastro num momento de crise”, acrescentou.
A eleição para escolha do novo presidente do Senado será na próxima quarta-feira (12). Antes disso, o PMDB fará reunião com a bancada para definir o nome que entrará na disputa. “Estamos ajudando a construir uma alternativa sólida, com experiência e que possa dar tranqüilidade ao Senado”, disse Jucá.