O prefeito de Santa Carmem (35 km de Sinop), Alessandro Nicoli (PSD), sanciona até amanhã, o projeto de lei elaborado pela prefeitura e aprovado pelos vereadores, autorizando implantação do campus experimental da Universidade Federal de Mato Grosso. Ele explicou, em entrevista ao Só Notícias, que uma área de aproximadamente 100 hectares, a poucos quilômetros da cidade, vai ser doada a UFMT Sinop para as aulas práticas.
Alessandro prevê que a universidade passe a trabalhar no local entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Ainda não há estimativa de investimentos para infra-estrutura na área. A expectativa fica por conta do aquecimento na economia, que os universitários devem gerar no município, além dos novos postos de trabalho. “São mais de três mil acadêmicos na UFMT em Sinop”, declarou o prefeito carmense.
No campus devem ser desenvolvidas inicialmente, atividades experimentais dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Antes de aprovarem o projeto, os legisladores conheceram o campus que funciona em Santo Antônio de Leverger, a estrutura para pesquisa nos segmentos da agricultura e pecuária, saindo satisfeitos. A agropecuária responde por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Carmem.
Além dos cursos em que as atividades experimentais deve ser feitas inicialmente, são oferecidos no campus sinopense Engenharia Florestal, Farmácia, e licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física, Química e Matemática. São cerca de 170 professores concursados.