O prefeito Nilson Leitão sancionou a lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sinop, órgão deliberativo que visa promover a integração de ações e a utilização racional de recursos, além de fomentar o desenvolvimento da atividade agrícola no município.
Cabe ao conselho promover a realização de estudos,pesquisas, levantamentos e organização de dados e informações que sirvam de subsídio para o meio rural. Será composto por representantes da prefeitura municipal, câmara de vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, Empaer, Indea, agentes financeiros, Ministério Público, Associação Comercial, Sindicato Rural, Instituições da sociedade civil organizada e instituições de ensino.
Entre as funções do Conselho estão a análise para liberação do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar ), atestado para produtores na aquisição de financiamentos, auxiliar na definição dos investimentos dos recursos municipais, entre outras.
Nos próximos dias, a secretaria deve fazer a convocação para que os órgãos do segmento indiquem os membros que vão compor o conselho,