Ex-presidente do PT estadual, Ságuas Moraes, assume oficialmente a gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição a Rosa Neide Sandes, na próxima quinta-feira, em solenidade prevista para o fim da tarde, no Palácio Paiaguás, que deverá contar com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB). O espaço no staff estadual faz parte da cota do PT na estrutura do governo e coube ao partido a opção de retorno de Ságuas ao posto, já ocupado por ele na administração do ex-governador Blairo Maggi (PR).
Com experiência no setor, ele promete assegurar ainda mais avanços na área, que é alvo de críticas em relação à qualidade do ensino. Ságuas reconhece a necessidade de se expandir os trabalhos, com atenção redobrada sobre melhorias que também devem atingir a estrutura física da rede pública. Mas faz questão de frisar pontos positivos da gestão, que teria evoluído sobre temas como a educação integral.
O retorno dele à frente das ações da pasta, uma das mais importantes do primeiro escalão, faz parte de tática da legenda sobre as eleições municipais de 2012. É missão dele consolidar a melhoria das ações, o que em tese permite maior visualização dos trabalhos desempenhados por representantes do PT no governo. A presidência da sigla em Mato Grosso é ocupada por Willian Sampaio, que ocupa a função determinado a reconstruir o partido no Estado.
Ságuas perdeu cadeira na Câmara dos Deputados para o ex-prefeito de Sinop, Nilson Santos (PSDB), devido as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que gerou recontagem de votos. Ele irá ajudar a legenda a alavancar as ideias do PT, que ficou desgastado nas eleições passadas, com racha ocorrido no partido protagonizado por celeuma entre a ex-senadora Serys Marli e o ex-deputado federal Carlos Abicalil.