O deputado federal Ságuas Moraes (PT) promete recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de permanecer no cargo. É a primeira vez que ele garante que acionará a Justiça diante da recontagem de votos que deve garantir a vaga ao ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB), de Sinop.
Ságuas prometeu ontem recorrer logo que o TSE publicar a decisão (acórdão) que garantiu a inclusão dos votos do candidato derrotado William Tadeu Dias (PTB). Até o final da semana, ele admitia que poderia abrir mão da disputa diante da dificuldade de mudar entendimento dos ministros com adiamento da Lei da Ficha Limpa.
"Resolvi que iremos sim recorrer porque algumas de nossas teses de defesa não foram analisadas", afirmou Ságuas, presidente estadual do PT e único representante da sigla em Mato Grosso no Congresso Nacional. Ele diz acreditar que a decisão do TSE será publicada até o final da semana, o que iniciará prazo de 3 dias para recurso.
O TSE decidiu na semana passada voltar atrás e deferir registro do candidato William com adiamento da Ficha Limpa. Ele foi barrado inicialmente por ter sido condenado por homicídio no Tribunal do Júri, mas agora terá direito a ver os 2.098 votos computados em favor da coligação "Jonas Pinheiro", o que garantirá a Nilson Leitão "tomar" a vaga de Ságuas.
O petista garante que William Dias não tem interesse de agir, ou seja, não pode recorrer em favor de outro candidato. Garante ainda que o recurso posterior feito em favor de Leitão teria que ser apresentado por ele e não pela coligação.
Espera – O TRE espera ser comunicado hoje da decisão do TSE para agendar a recontagem de votos. Isso, no entanto, não há prazo definido diante da grande quantidade de processos na mais alta corte da Justiça Eleitoral. Leitão afirma que a demora prejudica o mandato.