O desembagador Rui Ramos deve ser eleito, esta manhã, presidente do Tribunal Regional Eleitoral para os próximos dois anos. Ele deve encabeçar chapa única. Sete juízes e desembargadores, que compõem o pleno, vão votar. Também será escolhido o vice-presidente e o corregedor da principal corte eleitoral do Estado. A tendência é Rui ter o desembargador Gerson Paes como vice.
Rui é vice-presidente na atual gestão. Ele preside o tribunal desde julho do ano passado quando o presidente Evandro Stabile foi afastado, por decisão do STJ, acusado de venda de sentenças. O juiz Eduardo Jacob também foi afastado.
Além da eleição, a sessão de hoje marca o “fim” do período em que Stabile ficaria no TRE. Após o afastamento, ele recorreu para voltar, mas os pedidos foram negados. O desembargador Gerson Ferreira Paes, eleito pelos desembargadores do Tribunal de Justiça, passa a ficar com a cadeia de Stabile.
Rui Ramos conduziu o TRE no momento de crise interna com as investigações da Operação Asafe, mas conduziu o pleito para escolha de governador, senadores, deputados e também expansão da estrutura da justiça eleitoral. Sinop ganhou mais uma zona eleitoral e outra foi implantada em Nova Mutum (compreendendo também Santa Rita do Trivelatto).
A eleição está marcada para às 9:30h e o juiz mais antigo da corte, Samir Hammoud, conduzirá o processo eleitoral. A posse do novo presidente será dia 26 deste mês.
(Atualizada às 09:23h