“O projeto de Educação Ambiental Sorriso Vivo é um dos mais interessantes porque incentiva a produzir, mas ao mesmo tempo preservar nossa flora e fauna,por nós e especialmente pela geração futura”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, durante o lançamento oficial do projeto, ontem à noite.
“O Clube Amigos da Terra hoje é exemplo no Estado, e acredito que será no país. Com o Sorriso Vivo e outros projetos que estão sendo desenvolvidos no município, não seremos conhecidos apenas como o maior produtor de grãos no país, mas também pela preservação ambiental”, completou.
O Projeto de Educação Ambiental Integrado para proteção do Solo – Água – Flora – Fauna, está sendo desenvolvido e implantado pelo CAT Sorriso desde junho de 2005 com o objetivo de conscientizar a sociedade a praticar pequenas ações no dia-a-dia como não poluir os rios, não gradear o solo para evitar o assoreamento dos rios, usar corretamente os agrotóxicos, preservar matas ciliares, e coibir a caça e pesca predatórias.
O projeto quer recuperar 4.100 hectares de área degradada. No projeto piloto de reposição florestal, de pouco mais de 5 hectares, foram plantadas mais de 100 espécies de mudas nativas. Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Sorriso, Luiz Carlos Nardi, secretários municipais, além de representantes de diversas escolas municipais, direção e coordenadores escolares.