A pré-candidata a prefeita, Rosana Martinelli (PR), defende a construção da Casa de Parto que vai proporcionar a humanização do atendimento na saúde e estimular o parto normal. A gestante terá acompanhamento de médicos e enfermeiros durante o pré-natal e próximo do parto, terá total atendimento de fisioterapeutas que fazem massagem na barriga e nas costas para minimizar a dor, além das Doulas que são as mulheres que acompanham a gestante o tempo todo, e com a participação da família nesse período que é marcante para os familiares.
Outra proposta é o centro de diagnóstico por imagem de Sinop, que serão feitos exames de ultrassom, ressonância magnética, tomografia, raio X, e mamografia. Hoje quem precisa fazer um exame de mamografia pelo SUS precisa ir para Sorriso ou Cuiabá. A ampliação das especialidades médicas também será feita em Sinop, com médico hematologista e nefrologista, por exemplo, além de aumentar a quantidade de medicamentos na rede municipal e garantir que não vai ter falta de remédios.
Ela também defende que o município faça a estruturação dos serviços de atenção as urgências e emergências com disponibilização de mais equipamentos, como na unidade no bairro Menino Jesus, para que este se torne um serviço de emergência 24 horas.
A informação é da assessoria.