O presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, Ananias Filho (PR) recebeu na sexta-feira um comunicado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo explicações ao parlamentar com relação a situação do vereador Valdir Clemente (PR), que teve o pedido de cassação de mandato aceito pelo TRE.
Filho disse que o TRE, no documento, estava pedindo ao presidente da Câmara que desse explicações pelo fato do suplente de Clemente ainda não ter sido chamado e os motivos dessa situação. “O documento faz esses questionamentos”, disse o parlamentar.
O vereador, no entanto, argumentou que está baseado no parecer feito pela assessoria jurídica da Câmara, que reconheceu que o fax enviando pelo Tribunal não pode ser considerado como notificação. “Essa é a minha explicação”, disse ontem o republicano.
O vereador Valdir Clemente foi cassado no mês passado, quando teve o processo de infidelidade partidária, movido pelo DEM, antigo partido do parlamentar, julgado pelos desembargadores do TRE, que concluíram que o vereador teria sido ‘infiel’ ao trocar o PFL (antigo DEM) pelo PR, após o dia 27 de março do ano passado, data considerada limite pelo TSE como prazo final para troca de partidos.
Clemente alegou, na defesa, que estava trocando de sigla pois havia ameaças de expulsão por alguns líderes do DEM. O suplente de Clemente é o advogado Humberto Queiroz.