Primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Rondonópolis aponta que a disputa pelo governo estadual teria como vencedor Silval Barbosa (PMDB), que concorre a reeleição. Ele aparece com 44% das intenções de voto estimulado e, distanciado a 28 pontos percentuais e em 2º lugar está Mauro Mendes (PSB) com 16%. Em 3ª colocação, Wilson Santos (PSDB) tem 11%. Marcos Magno (PSOL) obteve zero por cento.
Na amostragem estimulada, a lista com os nomes dos candidatos é exposta ao entrevistado e ele indica o de sua preferência. Neste quesito, brancos e nulos totalizam 12% e indecisos reúnem 17% dos 131.334 mil eleitores aptos a votar em outubro próximo. Rondonópolis é o 3º colégio eleitoral de Mato Grosso.
A pesquisa, realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, a mais de 35 dias do pleito, ouviu 400 pessoas, com margem de erro definida em 4%, que pode variar a mais ou a menos. Através da técnica Survey de questionários padronizados, o Gazeta Dados calcula um intervalo de confiança em torno de 95%. Trinta e oito bairros de Rondonópolis foram visitados pelo Gazeta Dados, que registrou a sondagem no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 32.196/2010.
No levantamento espontâneo, tido por analistas como o voto consolidado, uma vez que o entrevistado declara sua opção sem qualquer tipo de estímulo, Silval Barbosa surge como eleito a partir de 30% da preferência contra 11% atribuídos a Mauro Mendes e, 7%, a Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá. Novamente Marcos Magno não pontuou. Enquanto brancos e nulos somam 16%, o percentual de indecisos chega a 36%.
Segundo Turno – Rondonópolis, com 181.902 mil habitantes (IBGE/2009), é o reduto eleitoral do ex-governador Blairo Maggi (PR) que renunciou ao cargo para concorrer a uma das 2 vagas ao Senado. Maggi apóia Silval que era o seu vice e passou a comandar o Estado desde abril. Ainda que o peemedebista tenha um desempenho positivo no município, o Gazeta Dados fez as projeções para um possível segundo turno.
Na simulação entre Silval Barbosa e Wilson Santos, o atual governador seria reeleito com uma frente de 38 pontos percentuais. Neste caso, os indecisos atingem 16% e brancos e nulos 8%. Silval teria 57% e Wilson 19%.
Quando Silval sai, ficando o confronto de Mauro Mendes com Wilson Santos, o empresário filiado ao PSB seria o vencedor em Rondonópolis. Com 37% ele ganha do tucano, que chegou a 31%. Indecisos alcançam 17% e 15% optaram por anular ou votar em branco.
Na disputa Silval e Mauro, o placar seria de 49% em favor do peemedebista e 27% para o socialista, uma diferença pró-governador de 22%. Nove por cento votariam em branco ou nulo e, 15%, não responderam demonstrando indecisão.
Certeza de voto – Em busca de uma análise mais próxima do comportamento do eleitorado de Rondonópolis em outubro, entrevistadores do Gazeta Dados questionaram os eleitores sobre a convicção do voto. A certeza de escolha envolve 42% das pessoas ouvidas; 17% admitiram que podem alterar; 10% declaram que talvez possam mudar e 31% não responderam.
Mas, quando o eleitor é indagado sobre a transferência de voto, Mauro Mendes surge como a melhor opção com 21% das indicações, Wilson Santos leva 13% e Silval Barbosa 12%. Marcos Magno, que não pontuou, teria 2% dos votos alterados de última hora.
Na pergunta “quem vai ganhar as eleições?”, o candidato Silval Barbosa é indicado por 63% dos eleitores; Mauro Mendes chega a 11% e Wilson Santos fica com 8%.
Na condição de favorito em Rondonópolis, Silval Barbosa também é o menos rejeitado pelo eleitorado local com 7%. Em 1º lugar está Wilson Santos, que deixou a prefeitura de Cuiabá para tentar a eleição ao governo, com 20%. Seguido vem Mauro Mendes e Marcos Magno com 10%, cada um. Indecisos reúnem 16% e brancos e nulos totalizam 37%.