A juíza da 10ª zona eleitoral, em Rondonópolis, Maria Mazarelo, não adotará a lei seca e a venda de bebidas alcoólicas estará permitida. “Cabe a cada juiz determinar, mas eu entendo que hoje a lei seca não seria necessária, vejo que as pessoas tem que ter consciência no dia das eleições e pensar no processo democrático”, disse ao jornal A Tribuna MT.
A 10ª zona eleitoral atende basicamente os bairros da região central rondopolitana e conta com 43,8 mil eleitores segundo o último levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral. Conforme Só Notícias informou, a aplicação da lei seca – que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante a eleição -, neste ano, ficará a cargo de cada juiz eleitoral.
Quatro Estados acabaram eliminando a lei seca que proibia venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no domingo: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. Para Mato Grosso do Sul,Distrito Federa, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Acre e Roraima, a lei continua vigorando.
Os horários de vigência da proibição variam em cada local. As portarias, em geral, não impedem que o eleitor beba em casa.