segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Rondonópolis está na rota da Copa de 2014

PUBLICIDADE

A cidade de Rondonópolis pode receber seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 e que vão mandar seus jogos na Capital do Estado, que é um das sedes da competição em 2014. Ontem, o secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Silva da Costa, esteve no município e participou de uma reunião com o deputado federal Wellington Fagundes (PR), o deputado estadual Jota Barreto (PR), o prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB), a secretária estadual de Turismo, Vanice Marques, vereadores, empresários e a direção da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) onde foram debatidos projetos para a Copa na região.

O secretário explicou que vê amplas possibilidades da cidade receber uma das seleções da Copa de 2014 pois, na opinião dele, não é comum as seleções se hospedarem nas cidades-sedes. Ele classificou como concretas essas chances. "Mas isso não depende do Governo Federal ou da Fifa, depende do município saber vender o seu produto às seleções que estarão no Grupo que virá para Mato Grosso", destacou.

Para Frederico Costa, o fato da posição de Rondonópolis ajuda em razão da cidade ter um aeroporto que pode facilitar o acesso rápido à Capital do Estado.
Por outro lado, durante a reunião, foi lembrado que a cidade precisa ter em funcionamento todo o projeto de infraestrutura, desde as estradas que ligam a Cuiabá, até mesmo o aeroporto. "As boas condições de transporte são fundamentais, por isso é preciso sim criar essas condições, como o projeto de ampliação do aeroporto, até mesmo mudar o perfil do aeroporto, criar um novo anel viário, ter a duplicação da rodovia que liga Rondonópolis a Cuiabá pronta e trazer outras alternativas", salientou Wellington Fagundes.

O deputado estadual Jota Barreto citou, como exemplo, a situação da África do Sul e a Seleção Brasileira. "O Brasil, por exemplo, vai ficar a 300 quilômetros da sede dele", frisou o deputado, que no ano passado esteve na África do Sul.

Barreto mencionou o Centro de Treinamentos do União como um dos locais em condições de receber seleções de outros países. "Qualquer seleção que se instalar aqui, a cidade ganha e muito".

Fagundes complementou que para consolidar a cidade de Rondonópolis seria preciso uma parceria forte entre a própria Acir e o governo municipal. "A Acir seria esse elo entre a classe política e a prefeitura", pontuou o republicano.

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, afirmou que antes do município entrar em qualquer projeto neste sentido é preciso saber as prioridades do Governo Federal. "Preciso de um planejamento de políticas públicas por parte da União", disse.

Outro detalhe lembrado durante a reunião pelo deputado Wellington Fagundes é a possibilidade de se fazer na cidade uma espécie de Praça da Copa, que seria um local com telões e toda a infraestrutura para receber o turista que for ver os jogos no local. "Na Copa da Alemanha, como os estádios não cabiam todo mundo, deu muito certo", explicou o deputado federal. O secretário Frederico Costa deixou claro que, somente será possível dimensionar a seleção que vem para Rondonópolis em dezembro de 2013, quando serão realizados os sorteios para a Copa do Mundo.

O secretário-adjunto de Indústria e Comércio do Estado, Élio Rasia enfatizou a importância de concretizar o projeto da "Rodovia das Águas", que passaria por Juscimeira, Dom Aquino, Campo Verde, Chapada até Cuiabá.
O deputado Jota Barreto lembrou que este mesmo projeto está sendo encampado pelo jornal A TRIBUNA e terá fundamental importância também para estes projetos relativos à Copa.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT disponibiliza 773 casas para aquisição através do programa SER Família

O Programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada,...

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...
PUBLICIDADE