Rodrigues Palma (PR) tomou posse como senador, esta tarde. Segundo suplente de Blairo Maggi na eleição de 2010, ele assume o lugar de Cidinho Santos (PR), que se licenciou por quatro meses, em acordo conduzido por Blairo, que é ministro da Agricultura e que firmou compromisso com Palma que ele assumiria.
“Assumir o mandato é coroar uma vida pública iniciada em 1975, sempre com a missão de ajudar o Mato Grosso a ser um estado-solução. Trabalharei junto com a bancada para que a população seja beneficiada pela riqueza produzida no Mato Grosso, com mais saúde, educação e segurança pública, e ajudar a construir um Brasil justo, sério, com melhores condições de vida para o nosso povo”, afirmou o senador.
Rodrigues Palma foi deputado constituinte e permaneceu na Câmara Federal por três mandatos consecutivos, entre 1987 e 1998. Também foi prefeito de Cuiabá e deputado estadual. É a primeira vez que assume o mandato de senador.
Palma foi prefeito de Cuiabá entre 1975 e 1979 e deputado estadual entre 1983 e 1987. Foi eleito deputado constituinte e, a partir de 1987, atuou na Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência, Tecnologia e Comunicação; na Comissão de Sistematização; e na Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação. Foi reeleito para a Câmara dos Deputados em 1990 e em 1994, exercendo o mandato de deputado federal por três legislaturas consecutivas, sempre membro da Comissão de Constituição e Justiça.
Foi presidente nacional do partido e líder do PTB na Câmara em 1993, como vice-presidente do diretório nacional do PTB em 1994 e como secretário-geral do partido e vice-líder do Governo na Câmara em 1996. Rodrigues Palma também ocupou o cargo de secretário nacional de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2000, e a função de secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural em 2010, durante a gestão de Blairo Maggi à frente do Governo do Mato Grosso, informa a assessoria.