A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, no início da semana, projetos de lei que permitem a federalização de três rodovias estaduais de Mato Grosso. As rodovias MT-322, MT-100 e MT-110 poderão passar à administração do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) no começo de 2009.
A federalização das rodovias estaduais representa uma alternativa viável para o escoamento da produção agrícola do Estado, que apresenta altos índices de produtividade, com destaque para o plantio de grãos e a indústria madeireira. Além disso, é uma forma de promover a integração de regiões que se encontram hoje no isolamento em decorrência das más condições das rodovias existentes na região.
Este é o caso da MT-322, no norte do Estado. A Rodovia vai do entroncamento com a BR-163, na cidade de Peixoto Azevedo, até o entroncamento com a BR-158, em Vila Ribeirão Bonito. Com uma extensão de 553 quilômetros, poderá ser utilizada no transporte da produção de grãos pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.
Transformar a MT-100 em uma rodovia federal é uma opção viável para ser utilizada no deslocamento de toda a produção do Vale do Araguaia até o terminal da Ferro-Norte, localizado no município de Alto Araguaia, e desta localidade até o porto de Santos. A rodovia cruza a BR-070 e segue até a BR-364.
Com a federalização da MT-110, em uma extensão de 274 quilômetros, no segmento que sai da cidade de Novo São Joaquim até o entroncamento com a BR-364, a produção de grãos do município de Primavera do Leste poderá ser exportada via porto de Santos (SP), utilizando-se o terminal da Ferro-Norte localizado nas cidades de Alto Taquari e Alto Araguaia, em Mato Grosso. Será uma redução de mais de 314 quilômetros no transporte de carga.