A polêmica discussão sobre a divisão de Mato Grosso está em pauta novamente, com a realização de plebiscito para dividir o estado do Pará, a Tanto que uma audiência pública será realizada no próximo dia 3 de dezembro, em Porto Alegre do Norte, sob coordenação do “Fórum Dividir Para Crescer”.
Com um posicionamento contrário à divisão, o presidente da Assembleia Legislativa confirmou, hoje, que participará do evento. “É oportuna a discussão até para levarmos mais investimentos às regiões. Para criar um estado custa R$ 1 bilhão e não vejo viabilidade e nem essa vontade política das regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso em favor da divisão”.
A proposta é criar os estados de Mato Grosso do Norte, Araguaia e Mato Grosso. Para Riva, o grande problema é a ausência do governo do Estado. Principalmente, na região do Araguaia, que carece de infraestrutura e investimentos na logística para escoamento da produção. “A falta de investimentos, aliada a ausência do governo leva a esse sentimento. Mas, eu defendo que o dinheiro que se gasta para criar um estado seja destinado para atender as demandas. Podemos consolidar a ferrovia e pavimentar as principais vias de acesso como as BR´s 158, 242 e a MT-100, a fim de manter Mato Grosso uno”.