Após uma simples declaração, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), teve que negar que seria candidato ao governo do Estado, em 2014. Por meio de seu microblog Twitter, Riva fez um resumo geral das reuniões que havia participado, ontem, dizendo que saiu com uma certeza: “a sociedade quer um estado menor, mais enxuto e eficiente, bandeira que o PSD defende”.
Pouco tempo depois, o radialista e ex-senador, Antero Paes de Barros (PSDB), publicou, também em seu microblog, que Riva já teria iniciado a campanha ao governo do Estado. Logo em seguida, o presidente do parlamento estadual rebateu a afirmação do tucano ao escrever que “não quero ser candidato a mais nada, porém vou tentar ser útil ao meu estado até o último minuto do meu mandato”.
Mesmo que este ano seja voltado para as eleições municipais, há vários partidos e políticos articulando o processo eleitoral deste ano pensando em 2014. O planejamento futuro já está sendo articulado, pois a corrida está totalmente aberta. O atual governador Silval Barbosa (PMDB) não poderá sair a reeleição e vários nomes são especulados para assumir a condição de pré-candidato antecipadamente. Um destes nomes é o de Riva, “empurrado” pela cúpula de seu novo partido. Além dele, o nome do senador Pedro Taques (PDT) e até mesmo do ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR) são cotados, entre outros.