Em reunião ampliada com Governo do Estado e deputados, realizada nesta terça-feira (28), no Palácio Paiaguás, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) disse que ainda não há nenhuma definição sobre as emendas parlamentares. Lembrou que há muitas pendentes do ano passado e que o colegiado voltará a conversar sobre essa questão. Riva também pediu ao governador melhorias no relacionamento dos secretários de Estado com a Assembleia Legislativa e reafirmou que prefere não discutir cargos, por defender que essa prerrogativa é da alçada do governador.
Declarou que secretários devem satisfação à sociedade e os deputados representam o elo de ligação da população com o Governo, já que visitam os municípios e trazem as demandas. "Pedimos ao governador para que dêem resposta aos pedidos da Assembleia".
Sobre as emendas, Riva falou que o momento é de cautela em virtude das dificuldades que o estado enfrenta, inclusive, há uma série de reclamações das carreiras de servidores. "Muitas emendas do ano passado ainda não estão liberadas. O governo já tinha uma proposta de R$ 2 milhões em emendas, mas ainda não existe um fechamento. O valor delas será realmente aquilo que o governo poderá atender".
Mesmo reconhecendo como importante a emenda parlamentar, Riva assegura que é preciso trabalhar encaminhamentos ao Executivo. "Sempre defendi que sem emendas, o estado deve atender, com prioridade, as demandas encaminhadas pelos deputados".
Ele também sugeriu exaurir o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), para que seja solucionada a situação da categoria e termine a greve dos professores, que lutam pelo piso salarial de R$ 1.312,00. No entanto, Riva acrescentou que as dificuldades do estado são antigas e não é justo querer que o governador reponha todas as perdas salariais de um dia pro outro.
Questionado sobre o trabalho da secretária Rosa Neide (Seduc), o parlamentar disse que essa é uma pasta que precisa de um gestor que faça a diferença e para isso é preciso estar acima da média. Ele finalizou dando nota 4 para a secretária.
Audiência Pública – Sobre a Agecopa, o parlamentar informou que os estudos de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão apresentados em audiência pública. A iniciativa oportunizará a população a opinar sobre o modal escolhido para atender Cuiabá e Várzea Grande.