O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), já não esconde dentro do seu partido e para aliados que pode assumir a pré-candidatura para suceder o governador Blairo Maggi (PR). Esse é um dos principais comentários entre os deputados estaduais que veriam na candidatura de Riva uma chance de conquistarem espaços e de terem um membro do parlamento estadual comandando o governo do Estado de Mato Grosso.
Embalado pela força política conquistada como um dos mais hábeis deputados das últimas legislaturas, o presidente da Assembléia pela quarta vez, sendo outras quatro vezes 1º secretário, o parlamentar detém hoje o reconhecimento de toda a classe política para enfrentar uma disputa majoritária e dificilmente encontraria, entre os políticos, adversários dispostos a enfrentá-lo. Riva inicia seus atendimentos na Assembléia por volta das 6 horas sem definição para sair.
Na última sexta-feira, na festa de aniversário do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira (PP), o assunto não foi outro, se não a disputa pelo governo e o presidente da AMM e prefeito de Jauru confirmou que vê Riva com todas as chances possíveis para ser candidato em 2010. “Por onde eu ando vejo o nome dele sendo proclamado por diversas classes e segmentos sociais e olha que eu ando muito e por toda parte”, ponderou Pedro Ferreira que defendeu o nome do deputado dentro do PP e dentro do arco de alianças.
“Que o partido assuma a candidatura, trabalhe por ela e se prepare para eleger o futuro governador de Mato Grosso com o apoio de todos os demais partidos que hoje estão no arco de alianças ou na oposição”, disse o presidente.
Pedro Ferreira não é o único que acredita nessa possibilidade. O presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Deucimar Silva, aponta vários motivos para a candidatura de José Riva ter sucesso. “Primeiro ele é do interior, mas conhece os problemas dos grandes centros; segundo é um hábil legislador o que o torna mais sensível aos problemas do Estado e dos municípios; terceiro já demonstrou ser um bom administrador”, disse o presidente da Câmara.
Por fim, Deucimar disse que o nome de Riva não tem resistência entre os demais partidos políticos, podendo até se tornar um candidato de consenso.