O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), durante sessão plenária de ontem à noite, afirmou a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a concessão de licenças para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que são emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). "Essa conversa está nos bastidores, mas é um assunto que tem que ter o apoio do Colegiado. As reclamações estão chegando e esta Casa não pode desconhecer essas denúncias", afirma o deputado.
Segundo ele, informações foram requeridas a Sema, a pedido do deputado Sérgio Ricardo (PR). "As respostas já estão sendo analisadas. E, particularmente, não acho que a abertura de uma CPI seja o fim do mundo. Sou regimentalista. Simples indícios não significam CPI, mas têm chegado muitas denúncias consistentes", esclarece Riva.
Em 2007, a Assembleia Legislativa instaurou uma CPI para investigar as ações da Sema, que no seu relatório final foram feitas 87 recomendações. "Infelizmente o órgão não conseguiu implementar as recomendações que fizemos após a CPI da Sema", lembra Riva.