O ex-deputado estadual José Riva (PSD) faltou às audiências em duas ações penais que tramitam na 7ª Vara Criminal sob responsabilidade da juíza Selma Rosane Santos Arruda. A defesa justificou que a ausência é em decorrência de um problema de saúde. Riva foi internado por problemas de cólica renal. Com isso, as audiências foram suspensas e redesignadas para 29 de setembro. Além dele, também seriam ouvidas testemunhas de defesa e acusação.
As testemunhas compareceram ao Fórum, mas em virtude da ausência do réu, uma nova data foi remarcada. Ele é processado por crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Em um dos processos é réu por 46 vezes em ambos os crimes enquanto na outra ação, é acusado de ter praticado os mesmos crimes por 36 vezes cada. Conforme os autos, seriam desvios de dinheiro da Assembleia Legislativa em quando o socialdemocrata estava no comando da Casa.
O ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, também responde pelos mesmos crimes, mas houve desmembramento da ação principal originando três processos em separado, pois na época da denúncia, ambos eram beneficiados com o chamado foro privilegiado. Dessa forma, pelo menos 9 réus que não tinham mandatos são partes em uma ação enquanto Riva e Bosaipo são réus em processos separados.