Com 538 mil assinaturas colhidas em apoio à criação do Partido Social Democrático – PSD, a cúpula da nova sigla em Mato Grosso já começa a trabalhar a formação de chapas com vistas às eleições de 2012. Sem citar nomes, o presidente da Comissão Provisória do PSD em Mato Grosso, deputado José Riva, disse que há manifestação de vários "companheiros" interessados em disputar as eleições municipais pelo novo partido.
O pedido do registro nacional do partido foi protocolado ontem (23) no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, pelo seu fundador Gilberto Kassab [prefeito de São Paulo]. Para ter candidatos nas eleições do próximo ano, a sigla precisa estar oficializada pela Justiça Eleitoral antes do dia 7 de outubro deste ano, ou seja, um ano antes do pleito.
Riva também disse que, no momento, não há preocupação com o número de filiados e que o processo de criação está bem adiantado, inclusive, já fez a defesa contra os pedidos de impugnação, ingressados pelo DEM e PTB. "A princípio, a nossa preocupação é com os candidatos que vão disputar as eleições do ano que vem. Temos muitos interessados", disse.
O deputado Riva explicou que pouco mais de 27 mil assinaturas foram certificadas no estado. Embora tenham sido colhidas 60 mil, a maioria das pessoas não assinou conforme o Título de Eleitor, tornando-as incompatíveis. "Houve muito rigor na certificação das assinaturas. Mas estamos tranquilos porque já conseguimos mais de quinhentas assinaturas certificadas, conforme exige a lei".
Em Mato Grosso, Riva reafirmou que são 47 prefeitos, aproximadamente 400 vereadores, além de empresários e lideranças, que chegam com o propósito de construir um partido forte sendo mais uma alternativa que poderá contribuir com a democracia brasileira.