O deputado estadual José Riva (PSD) criticou a atitude da presidente Dilma Rousseff (PT) que vetou o projeto de Lei 98/2002 que pretendia criar, incorporar, fundir e desmembrar municípios em todo o território nacional. Um dos principais defensores da criação de novos municípios no Estado, ele disse que agora é o momento dos deputados estaduais se mobilizarem para forçar o Congresso Nacional na derrubada do veto.
“Esta atitude (veto da presidente) é uma completa falta de bom senso. Esperamos agora que o Congresso Nacional faça a derrubada deste veto. Vamos correr atrás para que isso aconteça”, afirmou o parlamentar, em entrevista ao Só Notícias.
Com a medida da presidente, Mato Grosso deixará de ganhar 20 novos municípios. Em todo o país, a medida impede a criação de 200 cidades. A Lei federal era necessária para abrir precedente para criação dos municípios mato-grossenses. Os municípios que estão na lista para serem criados são: Boa Esperança do Norte, de Nova Ubiratan/Sorriso, União do Norte, de Peixoto de Azevedo, Japuranã, de Nova Bandeirantes, Nova Fronteira, de Tabaporã, além de Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.
Atualmente, Mato Grosso tem 141 municípios.
Leia ainda
Vinte municípios de MT deixam de ser criados com veto de Dilma