O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) criticou o governador Silval Barbosa, esta tarde, pela falta de repasse do Governo do Estado para os municípios na área de saúde, a paralisação nas obras oriundas de emendas parlamentares e também mencionou a ausência de gestão em órgãos do Poder Executivo Estadual, como na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Ele cobrou uma reunião emergencial dos deputados para Silval Barbosa resolver o grave problema que as prefeituras estão enfrentando devido aos sucessivos atrasos cometidos pelo governador.
As críticas à administração estadual foram iniciadas pelo deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que denunciou durante a sessão, problema existente em Alta Floresta, onde 40 caminhões carregados de gado estavam parados em função da empresa que emite a Guia de Trânsito Animal (GTA), ter paralisado os serviços por falta de pagamento do Governo do Estado.
Após ouvir as indagações do petista, Riva concordou e opinou que o Governo do Estado deve tomar uma posição firme em relação a algumas situações.
“Disse hoje que estou rouco de tanto reclamar da Sema, Indea e da Empaer. Para ficar claro, a minha crítica não é quanto às instituições ou servidores, e sim com relação a gestão. Na saúde, já vi prefeito chorar ao dizer que não se importa em perder eleição, mas sim em não ter condições de possibilitar atenção básica na saúde para a população, pois o Governo do Estado já fez mais de 50 programações para o pagamento, que não foram cumpridas. E é verdade, pois participei de umas 10 elaborações de cronograma juntamente com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Depois de justificar suas críticas, Riva solicitou ao ainda líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), que intermedeie uma reunião com o governador, para os deputados estaduais tratarem estas questões urgentes.
“Temos questões urgentíssimas para debater com o governador, pois as obras paradas geram prejuízo aos municípios e a maioria delas é fruto de emendas parlamentares. Essa questão do Indea, apresentada pelo deputado Ademir Brunetto é grave, pois pode parar todo o setor pecuário do Estado. Na Sema, uma das servidoras de credibilidade do órgão me disse que está envergonhada e desanimada, pois não recebem diárias e precisam comprar café e água com dinheiro dos servidores”, contou.
De acordo com Riva, o encontro do governador deve ser realizado com todos os deputados estaduais e não apenas com um grupo de parlamentares. “É importante que providências sejam tomadas, o Silval tem que sentar com o Poder Legislativo e não com um colegiado, pois precisamos encontrar um rumo para algumas situações. Devemos admitir que o Governo do Estado está com dificuldades, mas estas não podem ser eternas. Temos que dar um basta nisso”, finalizou.