O deputado estadual José Riva (PP) pediu , ontem à noite, a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Sema na Assembléia Legislativa. A intenção do parlamentar é de que a AL entre na Sema e “apure processo por processo”. Após a sugestão de Riva, o deputado DIlceu Dal Bosco, que presidia a sessão no momento do pedido, informou que a solicitação será analisada. Hoje, o tema será pauta da reunião ordinária da Comissão de Meio ambiente da Casa.
Antes do pedido, José Riva fez um discurso e teceu severas críticas a Operação Guilhotina, à Sema e ao Ibama. Solicitou ao governo Blairo Maggi e a secretaria de Meio Ambiente (Sema) uma solução para os problemas que afetam o setor madeireiro no estado.
De acordo com Riva, o setor madeireiro é o mais visado no atual governo. “ O que me preocupa é a irresponsabilidade da Sema e Ibama. Se omitem e demoram na aprovação de projetos”, disse.
Ainda segundo ele, no nortão mato-grossense o setor é imprescindível e “parar o setor madeireiro é parar o nortão”, alertou. O parlamentar disse que espera que agora, após discussão entre Sema e governo, a sema possam acabar com a angústia dos madeireiros. Para ele, o que existem atualmente são madeireiros sérios porque os demais não resistiram a realidade ambiental atual. Riva cobrou a definição de um calendário e de prazos para a conclusão de processos junto a sema, e questionou sobre a adoção de medidas punitivas aos servidores públicos que “ deitam sobre os processo”. Ele mandou um recado aos órgãos: “ ou o governo demonstra interesse no setor, ou assume o setor ou manda todo muito sair”, pediu.