Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Riva (PP) assumiu a presidência da comissão provisória do Partido Social Democrático (PSD) no Estado. O vice-governador progressista, Chico Daltro, ocupará nessa fase dos trabalhos a secretaria-geral. Acordo entre os principais membros do comitê organizador da nova legenda prevê Daltro no comando da comissão provisória após o registro do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste ano.
A definição da composição ocorreu na noite de segunda-feira, em reunião realizada na Capital. Um dos principais líderes políticos de Mato Grosso, Riva assume a comissão com a meta de arregimentar cerca de 50 mil assinaturas de apoio à fundação do PSD. Ele e líderes como Daltro estão no comando das ações que visam consolidar no Estado a construção da legenda com força suficiente para disputar as eleições municipais em pé de igualdade com partidos consolidados como o PR e o PMDB, além do PP.
Secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, também assume, assim como os demais envolvidos nos trabalhos, a missão de angariar respaldo para a nova sigla e ainda contabilizar "pontos" com articulações que visam atrair novos adeptos. Deputado José Riva tem destacado os critérios para ingresso ao PSD. Dessa forma, alerta para o perfil dos representantes e para os preceitos partidários. Daltro ressalta a importância da participação da população no processo, com manifestações de apoio. "A filiação só ocorre após o registro", explica. O PSD precisa de 500 mil assinaturas para efetivar-se para o próximo pleito.