O deputado federal Ricarte de Freitas (PTB/MT) está em missão oficial na Europa, juntamente com os deputados Nárcio Rodrigues, líder do PSDB em Minas Gerais e líder da comitiva de parlamentares da Europa, e Eduardo Gomes (PSDB/TO), terceiro secretário da Mesa da Câmara Federal. Eles participam de reuniões com lideranças do cooperativismo internacional e com entidades que defendem o meio ambiente, em busca de recursos a serem investidos no Brasil.
Um dos principais objetivos da viagem é fortalecer parcerias de ONG’s internacionais com o Centro Nacional de Educação Profissional em Cooperativismo, Gestão Ambiental e Turismo (Cenep), com sede em Frutal/MG. A entidade forma pessoas para recuperar e ocupar corretamente o cerrado do Brasil a partir do Triângulo Mineiro, onde a instituição já tem projetos-pilotos em andamento.
Itália, Suíça e França – Na semana passada os parlamentares se encontraram com representantes da FAO (fundação da ONU que apóia a produção de alimentos) e com lideranças cooperativistas, em Roma. Segundo Ricarte, as reuniões foram muito positivas. “Discutimos a possibilidade de a FAO estabelecer convênios de cooperação técnica com o Mato Grosso”, disse o petebista, que conduziu a reunião. A expectativa de Ricarte é de que os convênios sejam efetivados, uma vez que o orçamento da FAO para este ano é de US$ 2 bilhões. “Em reunião com o Embaixador brasileiro junto a FAO, Flávio Miragaia Perri, ele se mostrou altamente interessado em conduzir o processo de convênio junto com o Governo do Mato Grosso”, afirmou.
Esta semana a comitiva teve reuniões em Genebra, com a Aliança Cooperativista Internacional e com a Green Cross International, Organização Não-Governamental (ONG) cujo nome em português significa “Cruz Verde”. Dirigida pelo ex-presidente da extinta União Soviética, Mickail Gorbachev, a instituição é uma das mais respeitadas ONG’s que apóiam a causa preservacionista.
Na quarta-feira, a comitiva de parlamentares foi a Paris para encontros com Fundação Carrefour, Fundação Jacques Cousteau, Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e Grupo FERT (que também já atua no Brasil). Na capital da França, o principal objetivo do grupo é a reunião marcada com a Unesco, nesta sexta-feira (08) para a entrega do projeto definitivo de reconhecimento do Cenep como centro de referência de gestão ambiental (na área de recuperação de bacias hidrográficas) para a América Latina. O presidente da Green Cross International, no Brasil, Celso Claro de Oliveira, também acompanha os parlamentares nas reuniões.