Eleitores de Carlinda, Paranaíta, Ipiranga do Norte e Itanhangá têm somente até hoje, para se recadastrarem nos postos da Justiça Eleitoral. Em Ipiranga, 64% do eleitorado já confirmou seus cadastros. Número um pouco maior que em Itanhangá, onde foram recadastrados 55%.
Os dois municípios pertencem a 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde e, segundo a analista judiciária, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, os números estão dentro do esperado, já que a revisão foi determinada para reduzir o número de títulos irregulares. “Em Ipiranga do Norte, por exemplo, o eleitorado de 2.395 é superior ao número de habitantes, de 2.236”, justificou. Em Itanhangá, são 3.693 eleitores, correspondendo a 86% da população.
Ela explica que muitos eleitores não residem mais nas cidades e ainda não providenciaram a transferência. “Esses eleitores não têm nenhum vínculo com o município. Por isso, no recadastramento é necessário apresentar comprovante de residência”, alertou. É exigido também documento de identificação e o atual título.
Em Carlinda, pertencente à Zona Eleitoral de Alta Floresta, foi feito um mutirão e 6.055 eleitores atualizaram seus cadastros. O número representa apenas 73% do total do eleitorado alistado – 8.295. Em Paranaíta, os trabalhos encerram hoje e deve atingir 7.864 votantes.
Caso não faça o procedimento, o eleitor terá o título cancelado e deverá procurar o cartório eleitoral até 7 de maio do ano que vem, para se regularizar e ficar apto a votar nas próximas eleições.