Dando sequência à primeira palestra do Katoomba Meeting Brasil 2009, “Desmatamento e Mudança Climática, Panorama Atual”, na manhã desta quarta-feira (01.04), o norte americano Tony Brunello, secretário adjunto de Energia e Mudança Climática do estado da Califórnia (EUA), representante do governador Arnold Schwarzenegger, fez um relato das ações que vêm desenvolvendo nestes últimos tempos.
“É o momento de reunir as ações, e continuar nos próximos anos com as propostas que estão em andamento, não só nos EUA, mas no mundo todo. Essas ações precisam ser ligadas nacional e internacionalmente, todos trabalhando junto. Estamos olhando para o futuro, e isso custa centenas de dólares, e milhares de pessoas, principalmente as de baixa renda. São ações claras que podem trazer mudanças saudáveis” disse Tony Brunello na tentativa de continuar as parcerias com o Brasil.
Uma das principais iniciativas é ligar as ações que estão acontecendo aqui em parâmetro regional, com o que eles desenvolvem lá nos EUA. Lembrou também da Conferência de Governadores sobre Clima Global que aconteceu em Los Angeles, no mês de novembro de 2008, onde participaram governadores do Brasil, EUA e Indonésia. “No começo ficamos apreensivo com a idéia deste evento na Califórnia, pois não sabíamos qual era a visão que as pessoas tinham de nós. Mas foi um excelente evento onde todos concordaram e assinaram o compromisso” disse Tony sobre o acordo que diz para todos os estados reduzirem o desmatamento e a emissão de gazes poluentes no meio ambiente, tudo de acordo com as leis de seus paÍses.
“A principal meta do governo da Califórnia é diminuir cerca de 20% das emissões, tirando como base o ano de 1990. E isso será levado futuramente para todos os estados americanos. Western Climate Iniciative é o nome da iniciativa que estamos desenvolvendo em parceria com outros estados e também com o Canadá. Tudo consiste em um projeto de leis que aprovam a redução de emissão de gazes. Nós temos a esperança que uma lei seja aprovada ainda este ano. O presidente Barack Hussein Obama é bastante preocupado com a questão ambiental, então estamos com pontos a nosso favor” afirmou Brunello sobre as ações que ele desenvolve”.
A palestra decorreu de forma descontraída, e ele lembrou a importância de continuar a parceria com os governadores do Brasil. E encerrou acreditando que esses encontros terão progresso até o final do ano quando se encontrarem novamente em Copenhagen na Dinamarca.