A instalação do Instituto Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde foi consolidada, ontem à noite, com a assinatura de um termo de cooperação técnica, doando para o governo federal o prédio onde atualmente funciona a Escola Técnica Profissionalizante de Lucas do Rio Verde (Secitec). O termo foi assinado pelo prefeito Otaviano Pivetta e pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos.
O instituto vai compartilhar as instalações e laboratórios com a unidade estadual até no final deste ano. O município ainda deve doar uma área para ser construído um novo prédio para a Secitec, com capacidade para atender cerca de 1,2 mil alunos.
Bastos disse que ainda será feito estudo para definir os cursos que serão oferecidos em Lucas. “Vamos acelerar ao máximo a vinda dos cursos superiores para Lucas. Até início do ano que vem isso já deve estar definido”, disse, sem mencionar quais estariam sendo analisados. O instituto vem está em Lucas desde novembro do ano passado, com três cursos técnicos nas áreas de Zootecnia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, em salas de aulas cedidas pelo município.
Para o prefeito, agora o instituto começa a se instalar e fazer os investimentos necessários para adequar o prédio às necessidades da instituição. A vinda do instituto para o município é um grande passo para o ensino profissionalizante e de graduação. O campus do IFMT deverá ter uma quadro de profissionais com 60 docentes, 50 colaboradores administrativos e outros trabalhadores contratados através de concurso público.
O IFMT de Lucas deve seguir os padrões dos demais institutos instalados no país que tem uma capacidade para atender até 1,2 mil alunos.
(Atualizada às 09:34h – fotos: Só Notícias)