A audiência pública para apresentar e estudo e relatório de impacto ambiental para construção da ferrovia de Integração Estadual, que ligará Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum até Lucas do Rio Verde será no dia 13 de dezembro, de forma online.
Em Lucas do Rio Verde, a audiência será na câmara de vereadores, às 9h. Durante o evento, autoridades, entidades de setor e o público geral poderão participar enviando perguntas. Os questionamentos devem ser feitos de maneira antecipada no site ferroviamt.com.br/audiencia-publica.
O prefeito de Lucas, Miguel Vaz, recebeu, ontem, o estudo que será apresentado em audiência. Também tiveram acesso ao documento de forma antecipada o secretário de Administração, Alan Togni, e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
Além de Lucas do Rio Verde, o assunto também será discutido nos municípios de Cuiabá, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Jaciara, Nova Mutum, Rondonópolis e Primavera do Leste.
Para projetar o melhor traçado para a ferrovia no Estado, que terá mais de 730 km de extensão, algumas pontes, a empresa que venceu a licitação realizou estudos com base em análises multicritérios, aerolevantamentos, utilização de tecnologia e verificações em campo. Foram priorizados locais que reduzam o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.
A empresa que construirá a ferrovia pretende investir R$ 12 bilhões e a previsão é dos trilhos chegarem a Lucas do Rio Verde em 2028. Em Cuiabá, deve ficar pronta até 2025, em Nova Mutum em 2027.