O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cooperativas, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), entregou sua análise sobre o assunto ao presidente, deputado Alexandre César (PT). O documento apresentado pede o arquivamento sem demais providências já que não há provas demonstrando “mácula” em qualquer conduta adotada pela Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat).
O deputado estadual José Riva (PSD), autor da CPI, apresentou voto em separado e, por outro lado, adianta que existem notas fiscais que comprovam a fraude ao fisco estadual. O parlamentar já encaminhou a denúncia recebida em seu gabinete para os órgãos competentes como o Ministério Público Estadual e Delegacia Fazendária. Alexandre ressaltou que a apresentação do voto em separado está previsto no regimento interno e favorecerá o debate mais aprofundado sobre o assunto.
Os dois documentos também foram encaminhados aos demais membros da comissão, que terão até o final deste mês para analisar. A assessoria do deputado petista informou que haverá uma reunião, na terça-feira (30), para discutir o relatório e o voto em separado para depois encaminhar ao plenário para votação. A CPI deve ser concluída nesta legislatura, conforme prevê o regimento interno, por isso, o relatório deva ser votado em sessão extraordinária.