A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Myrian Serra, esteve reunida, com deputados federais e senadores mato-grossenses, em Brasília, ontem. Um dos assuntos discutidos foi o fortalecimento dos cursos de Medicina nos campi de Sinop e Rondonópolis, além da consolidação da autonomia do campus de Rondonópolis e a conclusão do campus de Várzea Grande.
Serra também pediu a ajuda dos parlamentares na retomada da obra do novo Hospital Universitário, em Cuiabá. "Há cerca de 15 dias, as obras do Hospital Universitário foram retomadas com o governo do Estado através da realização de uma audiência pública. Temos a expectativa que nos próximos dias o governo possa publicar a concorrência pública, no formato de RDC, dessa forma vamos garantir a entrega da unidade em 2019".
A implantação de um centro de estudos na América do Sul também foi tratada durante reunião. “Mato Grosso é considerado um estado integrador e estratégico na Rota do Pacífico. Reconhecemos que a atuação é tímida no cenário atual e queremos participar com diálogos e partilha de saberes, congregando diversos grupos e linhas de pesquisa”, defendeu a reitora.
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) assegurou total apoio da bancada nas demandas da universidade, dentre eles, nos projetos de expansão, e retomada das obras do hospital universitário. Bem como na destinação de emendas parlamentares.
Outro assunto discutido foi preocupação com as consequências da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, especialmente a respeito dos investimentos em educação pública. A reitora, diante do quadro e das perspectivas apresentadas, pediu apoio à bancada federal para garantia de não reduzir investimentos na área.