PUBLICIDADE

Reitor apresenta projeto da criação do câmpus da UFMT em Lucas do Rio Verde; área definida e primeiro curso inicia em 2023

PUBLICIDADE
Só Notícias/Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (fotos: Só Notícias - atualizada 11:15h)

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso Evandro Soares, entregou, há pouco, ao prefeito Miguel Vaz, a proposta de criação do câmpus  em Lucas do Rio Verde, elaborado por uma comissão formada pela UFMT e secretaria Municipal de Educação. A proposta contempla desde os cursos, quantidade de servidores e o orçamento necessário. A estimativa é de R$ 15 milhões na primeira etapa de obras. A área para construir o câmpus tem 25 hectares, no parque Emas, e foi doada pela família Ferrarin. A sede será construída por blocos.

O reitor destacou a luta, de diversos anos, para tornar a UFMT realidade. “Temos agora o desafio para buscar recursos e capacitar, professores, técnicos, fazer laboratórios, salas de aula” e “precisa fazer a pressão para os senadores e a bancada encaminhem essa demanda ao ministério da Educação e ministério da Economia para que, no ano que vem, a gente possa inaugurar o primeiro curso aqui em Lucas e iniciar nossas atividades”, declarou.

Inicialmente, as aulas devem ser dadas em uma escola municipal até a primeira etapa do câmpus ser construída e os cursos serão confirmados. Ano passado, foi feita pesquisa e Psicologia foi o curso de maior interesse do público geral com 36,5% das respostas, seguido de Medicina Veterinária (31,6%) e Engenharia Agronômica (23,3%).  Os cursos sugeridos pela população, que obtiveram o maior número de respostas de maneira espontânea foram Medicina, Direito e Enfermagem. Na pesquisa realizada com as entidades de setor e empresários, o curso de maior interesse pelos colaboradores foi Engenharia Agronômica com 46% das respostas, seguido de Engenharia de Agronegócios (40,3%) e Medicina Veterinária (35,6%).

O prefeito Miguel Vaz avalia que, “com o documento em mãos e o apoio da nossa bancada federal, iremos buscar a autorização do ministério da Educação para a implantação do campus e os recursos necessários para o início dos trabalhos”. “É um momento muito importante dentro de toda a caminhada, que começou lá em 2011, em busca da implantação do campus da universidade no nosso município”, declarou.

O vice-prefeito Marcio Pandolfi disse que é um momento memorável para Lucas do Rio Verde e que o câmpus atenderá também pessoas das cidades da região.

O presidente da câmara, Daltro Figur, secretários, lideranças empresariais também participaram da solenidade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE