PUBLICIDADE

Regularização é baixa em Sinop e justiça pode cancelar mais mil títulos eleitorais

PUBLICIDADE

A três dias do término do prazo de regularização dos títulos eleitorais, para os faltosos que não votaram e justificaram ausência no primeiro e segundo turnos das eleições 2006, do referendo de 2005, sobre a comercialização de armas, o movimento no cartório de Sinop ainda é baixo. Dos 1.895 pendentes, uma média de 300 se regularizou até o momento, ficando abaixo do esperado.

Estima-se que no município, considerado maior colégio eleitoral do Nortão, sejam cancelados cerca de 1,5 mil títulos, de acordo com o cartório. O chefe da unidade, José Hamilton Pexe, explicou ao Só Notícias muitos estão procurando a justiça. Entretanto, uma parte expressiva confunde este período com o término do prazo para a primeira emissão do documento ou sua transferência, pensando nas eleições municipais de 2008, que encerra apenas em abril do próximo ano.

“O prazo é exclusivo para os que não votaram nas três últimas eleições. O movimento está grande, mas não dos faltosos”, disse. Na comarca, que também integra os municípios de Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia e União do Sul são mais e 2,6 mil que podem ter os títulos cancelados.

Nestas cidades a busca do eleitor também é baixa, ainda segundo Pexe. Para se regularizar, deve-se apresentar documento de identificação, o título, e, se tiver, comprovantes da última votação ou justificativas dos três últimos turnos. Também deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por cada eleição em que deixou de votar.

Entre as sanções que podem ser aplicas estão o impedimento de tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não receber o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE