quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Região do Pedra 90 é a primeira a receber água do novo sistema da ETA Tijucal

PUBLICIDADE

A região do bairro Pedra 90 está sendo abastecida pelo novo sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal. A obra, inaugurada ontem, está com uma a linha de adutora pronta ligando a ETA ao reservatório do bairro Nova Esperança, que, posteriormente, bombeia a água para o reservatório do Pedra 90, abastecendo os bairros da região.

Conforme o prefeito Wilson Santos, a partir de hoje 50 mil pessoas já receberão água produzida pela nova ETA Tijucal. “O coração da obra é a ETA Tijucal, que já está 100% pronta e hoje os moradores dos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Fortaleza, Vila Nova, Novo Milênio, Liberdade, São João Del Rey e o Nova Esperança passam a receber água do novo sistema, além do bairro Boa Esperança, que passa a ter um fluxo melhor”.

Santos ressalta, que a ETA Tijucal já funciona com 500 litros por segundo e a partir de hoje vai tratar mais 500 litros por segundo, ou seja, 30 mil litros por minuto. “Vamos desativar mais de 75 poços artesianos, o que vai gerar economia porque esse sistema é uma unidade autônoma que consome energia, que tem guarda e que são permanentemente roubados e saqueados. Tudo isso virá a baixo e entrará uma rede convencional e padrão”.

O gerente do setor de Obras e Fiscalização da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheiro Álvaro Gonçalves, explica que o problema no abastecimento de água do Pedra 90 se dava devido a vazão insuficiente que não permitia atender todo o bairro. “A partir de hoje vai existir o bombeamento com linha direto para o Pedra 90, o que não acontecia até então”, informa o engenheiro, acrescentando que dentro de 48 horas a população da região do Pedra 90 vai sentir a melhoria do nível do abastecimento, que receberá água 24 horas ininterrupta.

A obra toda inclui extensão de rede, decantadores, motores, floculador, captadores, casa de química, reservatórios, adutoras e subadutoras, o que teve um custo total de R$ 42 milhões. “Cuiabá ganha hoje a solução definitiva do problema de captação, tratamento, reservação e distribuição de água Segundo o gestor cuiabano”, observa Wilson Santos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE